quinta-feira, 19 de julho de 2012

Quem venceu a primeira guerra virtual





No ano de 2012 um conjunto de fatores nos faz considerar que vivenciamos a primeira grande guerra virtual. Causada principalmente pela transição de mídia com o crescimento das bandas largas de acesso a internet e também pelo fato de você ser humano ter evoluído na utilização das maquinas.

Explico. As mídias mais consumidas por nós reles mortais se restringiam a TV (em sua maioria aberta), revistas (geralmente em sala de espera) e jornal (é claro por uma pequena parcela da população mundial). Com a chegada da internet as coisas mudaram um pouco, foi incluído nesta equação grande portais de internet (não vou citar nomes, mas tenho certeza que uma vez por dia você acessa uma grande.com), porém acabaram dando poder também aos usuários da internet e criaram o sonho da web 2.0, onde todos com acesso a rede passaram a gerar e compartilhar conteúdo. As mídias convencionais passaram a perder força, pois a informação passou a ser livre e não era mais aceitável pagar por conteúdo, mesmo que o valor seja R$ 1,00 como faz um grande portal para atrair assinantes a seu provedor. Isso acionou um alerta para aqueles que um dia tiveram todo domínio da mídia mundial.


Está confuso? Mas bote fé vai fazer sentido. Continuando a falar sobre web 2.0 e seu poder de compartilhamento, seja sincero com você mesmo há quanto tempo você não compra um CD de músicas? Exatamente, a venda de CDs, DVDs, livros, etc. Teve uma queda absurda nos últimos anos e outro alerta foi disparado, desta vez para as grandes gravadoras, produtoras de cinema, produtoras de seriados, editoras de livros e por ai vai. Já temos dois grandes alertas e aparece também à figura do tachado pela grande indústria como principal vilão, o grande e malvado MegaUpload. Principal responsável pelo crescimento deste compartilhamento vamos assim dizer.


Com estes dois alertas e a identidade do vilão, a dita como maior nação do planeta tem duas grandes idéias, você já deve ter ouvido falar nelas SOPA e PIPA. Resumindo as duas o foco principal tornar crime toda e qualquer distribuição, utilização “não autorizada” e compartilhamento de material protegido por direito autoral. Então você meu amigo que gosta de colocar uma letra de música no seu perfil de uma rede social ou compartilhar uma imagem com o pôster do filme que acabou de assistir, estaria infringindo a lei e com isso teria de responder pelo seu ato criminal. Acabando assim com sua “liberdade” de expressão e tornando a vida on-line um pouco mais chata. Acha muito? Isso é só a ponta do Ice Berg, seus problemas não se resumiriam as redes sociais, seu e-mail teriam de ser rastreados pelo seu provedor para saber se você não está distribuindo algum conteúdo protegido, os provedores que hospedam sites ou blogs também teriam de rastrear conteúdos suspeitos. A inviabilidade técnica de tudo isso acabaria com os grandes incentivadores de compartilhamento gratuito como Google, FaceBook, Hotmail, Wikipédia, etc.


As outras nações também começaram a se mexer, como este movimento começou na Europa, ao invés de criar leis eles recorreram ao passado e decidiram por um Tratado com praticamente as mesmas idéias da SOPA e PIPA este tratado é conhecido como ACTA. Seria o golpe final para o fim definitivo da privacidade de todos que utilizam a grande rede e a paz voltaria para as grandes empresas que teriam de volta seus grandes lucros e a grande mídia teria de volta a sua grande massa da manobra, que poderia dirigi-la conforme seus interesses.  Como o processo para aprovação destas leis e a assinatura do acordo poderia levar certo tempo, algo teria de ser feito contra o vilão que ainda estava a solta. Bastou uma série de acusações e este vilão foi parar na cadeia e seu site bloqueado, diminuindo assim o criminoso compartilhamento.


Finalmente a população teve acesso a estes acontecimentos, e descobriram os planos para acabar com sua liberdade on-line. Imagine o alvoroço das pessoas ao saber que teriam que pensar muito bem sobre o que iriam compartilhar? E os sites que possibilitam o compartilhamento? É claro que vimos muita gente xingar muito no Twitter, luto no Google, um dia sem Wikipédia, pessoas nas ruas, caras pintadas, etc. A comoção foi geral, mas seu efeito nem tanto.

Mas de repente, quando mesmo se esperava, uma liga de heróis foi formada. Normalmente os heróis procuram manter suas identidades secretas, mas estes as mantinham anônimas.  Eles através de suas técnicas de DDoS passaram a atacar os grandes sites sobrecarregando seus servidores e derrubando suas paginas. Além disto, prometia ataques muito mais contundentes que tornariam a vida on-line das grandes empresas, com o perdão da palavra um inferno. Cada vez mais adeptos a liga anônima surgia, inaugurando uma nova forma de se fazer protesto, e mostrar onde estava o conhecimento dos recursos da informática.


Os poderosos da indústria e os chefes de estado passaram a rever suas posições e perceberam que os antes simples de manipular já não existiam mais, e a primeira batalha nesta guerra estava perdida. Os projetos de lei e acordo tiveram de ser arquivados, além de libertar o antes dito como vilão dono do MegaUpload. O mesmo declarou a morte dos projetos e disse que seu site voltaria mais forte, rápido e melhor. Mostrando quem são os verdadeiros donos do mundo virtual.


*

Esta história não acaba aqui, e seu inicio vem de muito antes do que você imagina. Iniciada a trajetória para compreender o que se passa por trás das linhas de código.

Em breve você terá oportunidade de acompanhar esta guerra desde seu inicio, em uma mistura de realidade com ficção a grande Web World War será a próxima atração do blog A Nossa Liga Vingadora, curta agora mesmo nossa fã Page no Facebook para ficar por dentro desta história.

3 comentários:

  1. Oh meu legal para caramba essa história tem tudo a ver com a porra da nossa nação maldita, oh vocês tinham que fazer um esquema ai de podcast em algum capítulo para quem não tem tempo de ler. falou ai!

    ResponderExcluir
  2. Guitar Man, obrigado pelo seu comentário, a ideia é que futuramente tenhamos sim um podcast, no momento ainda é inviável mas acompanha a gente para saber das novidades! @LigaVingadora

    ResponderExcluir

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...