segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Uma geração de idiotas ou de quem vive o seu tempo?

"Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à nossa humanidade. O mundo só terá uma geração de IDIOTAS." Albert Einstein

Recebi isto por e-mail e não consegui ficar sem dizer algo sobre o assunto. Primeira coisa que questiono é a autoria da citação, será que Einstein disse isto mesmo? Em tempos de internet sabemos que uma frase pode ter diversos autores conforme a conveniência, outra coisa que também questiono é sobre a geração de IDIOTAS?
Você concorda? Pode dizer nos comentários, vamos fazer uma reflexão juntos.

O que o e-mail que recebi queria dizer é o seguinte. Observe a geração atual:

Tomando um café...

ATT00001


Confraternizando no restaurante...

ATT00002


Desfrutando a beleza num Museu...

ATT00003


Conversa agradável num café...

ATT00004


Gozando um dia de praia...

ATT00005


No estádio a apoiar a equipe...

ATT00006


Divertindo-se com a namorada...

ATT00007


Apreciando a cidade num conversível...

ATT00008


Creio que entendeu a mensagem, mas concorda que é uma geração de idiota? Ou que com a tecnologia a forma de se relacionar esta mudando? Todos nós vamos sempre defender que no nosso tempo era melhor, mas acredito que se Einstein nascesse nos dias de hoje com certeza teria uma conta no Facebook, um perfil no Twitter e por ai vai. Em seu blog estaria sua ultimas invenções além dos vídeos no YouTube com seus últimos experimentos. Não concordo com o idiota e sim com uma geração que vive o seu tempo, desconectar é bom e necessário mas aquela pausa para checar as notificações são extremamente necessárias, rs.

Recomendo ouvir o NerdCast conflito de gerações para alimentar ainda mais a discussão. Link aqui.

Ps.: Não tenho informação sobre a origem do e-mail para creditá-la aqui.


Curta a gente no Facebook e acompanhe as atualizações no Twitter em @LigaVingadora.


Caslu Nascimento

13 comentários:

  1. Ja vi algo parecido aqui, se saiu desse site nao sei
    http://www.filhotedepombo.com/2012/02/celulares-voce-esta-fazendo-isso-errado.html

    mas q está ridicula essa situação está o povo quase se tromba no meio da rua pq ta olhando no celular. vsf

    ResponderExcluir
  2. É, as coisas estão bem assim mesmo

    Linkicha - Agregando ótimos links! www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  3. GERAÇÃO DE IDIOTAS .. SIM

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente isso esta ocorrendo! Essa geração da era tecnológica esta utilizando-se da tecnologia de forma errada. Ao contrário de ser mais informada esta se tornando cada vez mais alienada.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esta frase é de autoria do Einstein ou não, eu não sei. Porém, concordo que esta geração está se tornando uma geração de "idiotas" sim. Concordo também que o uso da informação está mudando sim. O problema está justamente na maneira que se usa essa informação. Uma coisa é usar essa ferramenta maravilhosa que é a internet. Outra, é ficar escravo dela. Esses aparelhos são fascinantes e sedutores para qualquer idade. Porém, ao mesmo tempo que ele aproxima todos, ele também afasta. Além disso,o exercício básico para o conhecimento é o estudo e reflexão. Isso, vem sendo implacavelmente ignorado pela maioria usuária devido à facilidade e rapidez com que as coisas vêm sendo transmitidas.
      Não precisa ser Einstein para constatar que alguma coisa está errada quanto ao uso dessa informação.
      As pessoas se preocupam mais em dizer que estão fazendo algo do que de fato aproveitar o momento. Se preocupam mais em saber qntos "curtir" recebeu. Ficam mais de cabeça baixa do que vivendo o mundo ao seu redor. Isso é extremamente preocupante.
      Enquanto estão de cabeça baixa, concentradas nos seus phones, o tempo está passando...
      Tenho 33 anos.

      Excluir
    2. bom, nao sei se e so isso. nos estamos muito medrosos Nos usamos pouco nossos corpos, nao temos paciencia para nada e evitamos conflitos. Alem disso nao ha mais hierarquia real e proxima na sociedade que nos cerca(familia, comunidade, confianca)

      Excluir
    3. Concordo com a versão que estamos nos transformando em idiotas. Basta fazer um passeio por aí para observar.

      Excluir
    4. Olá,

      Não sei se a frase é do Einstein, muito provavelmente não, mas prefiro aceitar a condição de idiotia galopante que vem tomando de assalto a massa cinzenta das pessoas, hipnotizadas pela essa tecnologia fraquinha de tv metida a besta. Quer tecnologia mesmo? pense então na interatividade holográfica com hipersensibilização químico-neurológica que faz alternar estados de percepção e por fim faz o indivíduo fundir-se ego+natura+ego até parecer que se é tudo e nada. A isto pode-se chamar de VIAGEM DO ÁCIDO, pois a tecnologia não é feita só de plástico e circuitos eletromagnéticos mas da percepção que temos do que nos rodeia ante o que nos preenche.
      Não somo consumidores de tecnologia, somos a própria, portanto se nos comportamos como BURROS DIANTE DO PALÁCIO, contemplando as maravilhas microssoftianas e cia, realmente somos IDIOTAS, caminhando a passos largos para a próxima fase: LOBOTOMIA ZUMBIFORME.

      Excluir
  5. Não é preciso ser Einstein para perceber a idiotice reinante nos tempos atuais. Mas não cabe rotular apenas os jovens. O advento da tecnologia não trouxe junto o desenvolvimento da consciência. Nos tornamos mais artificiais e vazios.

    ResponderExcluir
  6. De fato o autor(a) do artigo em si, possui uma opinião e visam diferente, entretanto os exemplos citados pelo mesmo "(...)uma conta no Facebook, um perfil no Twitter e por ai vai. Em seu blog estaria sua ultimas invenções além dos vídeos no YouTube com seus últimos experimentos.". Perceberam as diferenças de um ser que utiliza as ferramentas sociais com intuito acadêmico, para a maioria em questão da atualidade?
    O fato é que as tecnologias de fato proporcionam conhecimentos e facilidades impressionantes, como por exemplo softwares atuais; Ex.: Plataforma BIM (Revit, SolidWorks, Volare ...) dentre tantos outros que podem fazer maravilhas...
    Entretanto quantos portam o conhecimento das ferramentas que de fato são acadêmicas e que podem transformar o mundo?
    Antigamente para se fazer um trabalho tinha-se de ir a bibliotecas, efetuar pesquisas, obter referências com credenciais... atualmente se plagia de qualquer um, nos meios de pesquisas, como forma de trabalho sendo, com credibilidade ou não.
    O fácil aliena e faz com que as pessoas, deixem de correr atras e de fato das coisas que tornaria o nosso país algo melhor.

    ResponderExcluir
  7. As fotos ja retratam q eh mesmo uma geracao alienada!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a frase, independente de ser veridica ou nao. Fiquei horrorizada de ver num restaurante um casal de namorados, cada um com seu celular, digitando. Nao os vi conversando. Pediram o prato, jantaram e sairam, ainda olhando para os celulares. Vi outras situacoes tbem em barzinhos e nas ruas. Alguns ficam doentes literalmente, qdo o celular vai para o conserto. Estao totalmente alienados, eh triste!

    ResponderExcluir
  9. Idiotas sim!! Mas no sentido de não usar tamanha facilidade de acesso a comunicação para coisas uteis. Um trabalho de faculdade, por exemplo, é copiado sem se quer a pessoa saber o sentido. As pessoas repetem o que supostamente foi escrito e atribuído a outrem sem verificar a informação. Os formadores de opinião dessa geração são "celebridades" que não tem noção do fala mas se espalha devido a essa tecnologia. A facilidade está tornando a vida mais fácil porém sem qualidade, por isso há recém formados cada vez mais débeis.

    ResponderExcluir

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...