quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A eletrizante química do seriado Breaking Bad



Meus queridos leitores chegou o momento de falar sobre o que tem tomado meu tempo livre nos últimos dois meses. Um seriado aclamado pela critica e não consigo dizer se pelo publico também, mas Breaking Bad deve ser assistido e apreciado por quem gosta de um bom seriado.

Sua estreia foi no ano de 2008, porém só soube algo sobre ele a pouco mais de um ano, quando um amigo me apresentou totalmente empolgado dizendo ser algo que vale a pena. E você deve saber como é quando isso acontece, ele me mostrou o primeiro episódio querendo provar que era bom e pulava para as cenas mais empolgantes. Desta forma eu achei até interessante, mas não me conquistou naquele momento. Como sou assinante do Netflix, baseado nas coisas que por lá eu assisto ele colocava este seriado em primeiro lugar na lista de sugeridos, a insistência do sistema foi tanta que durante minhas férias resolvi dar uma chance e é claro não me arrependi.

Bastou três episódios para eu mudar a classificação de gostei para favorito, a história parece ser simples, mas os elementos abordados na série a eleva um patamar muito maior do que deixa a sua primeira impressão. A identificação com o protagonista é muito fácil afinal você se coloca no lugar dele e tem a impressão que tomaria as mesmas atitudes. Tanto é que o Ator que protagoniza a série recebeu por três vezes o prêmio Emmy Award como melhor ator em drama.

Do que se trata a serie Breanking Bad?


Se imagine um pacato professor de química com um filho com paralisia cerebral e uma bela esposa gravida de uma menina. No auge dos seus 50 anos, mesmo você nunca ter colocado um cigarro na boca descobre que esta com câncer de pulmão e não vai durar muito tempo. Você para, reflete sobre tudo que viveu e descobre que não fez tudo o que gostaria de ter feito, por conta da moral e dos bons costumes, e vai deixar sua família sem sua presença e ainda mais desamparada financeiramente. 

Observando o trabalho do seu cunhado no departamento antidrogas, descobre que os químicos que utilizam seu conhecimento para fabricação da droga metanfetamina estão se dando muito bem e ganhando uma grana razoável por assim dizer. Qual a melhor decisão a se tomar? É claro juntar se a um destes “cozinheiros” de metanfetamina e garantir o futuro da família.


Quantas temporadas tem o seriado Breaking Bad?


Atualmente a série terminou a primeira parte da sua quinta e ultima temporada. A parte final tem previsão de estreia em julho de 2013, algo que aumenta o prestigio da série, pois vai terminar em seu auge e espero com um final digno e sem medo.

Outro ponto que valoriza a série é a quantidade de episódios por temporada, por não serem muitos não tem necessidade de encher linguiça. Cada detalhe tem um proposito e uma razão fazendo você se apaixonar ainda mais pelo que esta vendo. Veja o ano e a quantidade de episódios por temporada:

1ª temporada total de sete (7) episódios no ano de 2008;
2ª temporada total de treze (13) episódios no ano de 2009;
3ª temporada total de treze (13) episódios no ano de 2010;
4ª temporada total de treze (13) episódios no ano de 2011;
5ª temporada primeira parte total de oito (8) episódios no ano de 2012;
5ª temporada segunda parte vai ao ar em 2013 e a previsão é de oito (8) episódios.



Curiosidade sobre a série Breaking Bad


O título da série “Breaking Bad” é uma gíria utilizada no sul dos Estados Unidos para quem se desvia do caminho correto e passa a fazer coisas erradas;

Nos créditos iniciais é apresentada a formula  C10H15N, representando a formula molecular da metanfetamina, ou seja, cada molécula contém 10 átomos de carbono, 15 átomos de hidrogênio e um átomo de nitrogênio;

Nos mesmos créditos iniciais são exibidos os números 149.24 que correspondem a massa molecular da metanfetamina. Tudo bem que com estas informações ninguém vai conseguir "cozinhar" os famosos cristais azuis.


Prêmios conquistados pelo seriado Breaking Bad


2008
Emmy Award - Melhor Ator em Drama - Bryan Cranston
Emmy Award – Melhor Edição de Imagem para uma Série Dramática
Satellite Award - Melhor Ator em Drama - Bryan Cranston
Writers Guild Award – Melhor Episódio de uma Série Dramática pelo Piloto

2009
Emmy Award - Melhor Ator em Drama - Bryan Cranston
Emmy Award - Melhor Edição de Imagem para uma Série Dramática
Prism Awards - Melhor série dramática

2010
Television Critics Association Award – Melhor Série Dramática, junto com a imbatível Lost
Emmy Award – Melhor Ator em Drama – Bryan Cranston
Emmy Award – Melhor Ator Coadjuvante em Drama – Aaron Paul

2012
Emmy Award – Melhor Ator Coadjuvante em Drama - Aaron Paul



Fixa técnica reduzida


Género: Ação, Drama
Duração: + ou - 47 minutos
Criador: Vince Gilligan
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: Inglês
Emissora original: AMC
Produtor: Karen Moore
Elenco: Bryan Cranston
              Anna Gunn
              Aaron Paul
              Dean Norris
              Betsy Brandt
              RJ Mitte

Você pode encontrar as quatro primeiras temporadas de Breaking Bad no Netflix. O canal de TV por assinatura que exibe o seriado no Brasil é AXN, mas se você não dispoe das opções anteriores você pode encontrar o seriado Breaking Bad nas diversas fontes disponíveis pela internet.
E ai conhece Breaking Bad? Consegui despertar seu interesse por este seriado? Poxa comenta ae, rs. Obrigado

Caslu Nascimento

12 comentários:

  1. Parabéns pela crítica. Era exatamente o que eu tinha em mente e que não encontrei como me manifestar

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, espero que continue nos acompanhando ou críticas serão postadas aqui futuramente, sempre frisando o sentimento ao assistir algo e deixando aos profissionais a questão mais técnica.

    ResponderExcluir
  3. É péssimo o seu português... muitas frases sem nexo...
    Também tenho esse seriado aqui nos favoritos mas ainda não tive a chance... quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente contigo em relação ao meu português e acredite já foi muito pior.... mas não morri ainda, e tenho certeza que um dia chego lá... se de uma oportunidade em relação ao seriado, vai gostar estou certo disto.

    ResponderExcluir
  5. Faltou dizer que um dos motivos que levam Walter a se tornar um grande Meth Cook é o fato de ser um químico excepcional (com nobel) que desperdiça seus talentos ensinando química em uma high school.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigado pelo comentário e você tem razão. Não quis entrar muito afundo nos detalhes, meu objetivo era apenas despertar a curiosidade. Mas este fato é importantíssimo para que se descubra que o protagonista produz a mais pura metanfetamina já vista.

      Excluir
  6. Genial a série, muito boa mesmo!!!

    ResponderExcluir
  7. Recomendo também DEXTER. Estas duas séries são o que existe de melhor hoje na TV....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dexter é uma ótima dica, meu próximo post é sobre uma série desconhecida do mainstream, Begin Human teve diversos problemas e parou antes do final, mas as 3 temporadas valem muito a pena.

      Excluir
  8. Descobri esse seriado quando eu estava a procura de um para passa tempo, na lista tinha os 50 melhores seriados Breaking Bad era o segundo melhor atras de Game of Thrones. Pesquisei sobre ele pra entender a sua colocação e como era, n me empolguei tanto. Mas logo quando eu comecei e n consegui parar mais, peguei a crítica do seriado e detonei vários episódios de um vez só. E pra mim eu n vejo o porque de ele n ser o melhor seriado, apesar de n ter nunca visto o Game of Thrones o Breaking Bad merece essa minha colocação pq o seriado trata coisas tão banais para destruir uma família q é totalmente ao contrario do q se vê no seriado.

    Muito bom o poste parabéns, vc abordou várias coisas interessantes as "Curiosidades" (q até ainda n sabia) e detalhou bem os "Emmys".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franko, muito obrigado pelo comentário. Ao contrario de você eu vi o Game of Thrones e posso garantir a você que a lista está correta. O seriado é bom mesmo, produção muito bem feita e ambientação praticamente perfeita. Mesmo as pessoas que leram o livro falam bem do seriado o que é algo raro. A segunda temporada pode não ter empolgado tanto mas o que tem por vir vai enlouquecer os fã. Já Breaking Bad te conquista pela simplicidade, como você mesmo diz o tratamento das coisas banais é o diferencial. Quando estiver procurando novamente algo para passar o tempo de uma chance para Game of Thrones, e dica não se apegue a ninguém do seriado, rs.

      Excluir
  9. Não achei o seu português ruim não ... E o que vale foi a forma como você se expressou !! Comente o que vc achou sobre o final do BB ...

    ResponderExcluir

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...