quinta-feira, 20 de setembro de 2012

E quando o petróleo acabar?


A algumas semanas ouvindo o NerdCast 326 que fala sobre a Era do Petróleo, um súbito interesse me veio a cabeça, "Qual será o método de gerar energia que irá substituir a necessidade humana do petróleo?".

Então resolvi realizar uma breve pesquisa e descobrir o que virá por ai! Mesmo sabendo que provavelmente não estarei vivo para ver!
Listei abaixo as principais formas de substituir os combustíveis fósseis:

-Energia Hidráulica

É gerada através de turbinas que geram energia com uma grande movimentação de aguá com baixa emissão de carbono, o principal problema é o impacto ambiental como estamos vivendo nas noticias da construção da hidroelétrica de Belo Monte. Talvez com a evolução da tecnologia utilizada nas turbinas que geram energia poderemos reduzir o impacto ambiental. 

-Energia Eólica

Utilizasse hélices que são movimentadas com o vento, é uma forma totalmente limpa e renovável de produzir energia o grande problema é custo dos equipamentos, da mesma forma que a Hidráulica temos que aguardar a tecnologia dos aerogeradores evoluir para que se torne viável.

-Energia Solar

A energia é gerada a partir dos raios solares capitados por painéis especiais, como a Eólica também é total limpa e renovável mas o custo dos painéis ainda a torna inviável.  

Acredito que seja  uma destas três formas de produzir energia que ficará responsável por substituir o uso de combustíveis fosseis existem ainda inúmeras formas de produzir energia, para ver a matéria do portal IG na integra clique aqui. 

Mesmo assim me sobra uma dúvida "Como iremos fabricar o derivados de petróleo?, exemplo o Plastico." 

Acho que uma nova era de avanços tecnológicos será motivada por esse dilema da humanidade.

E na sua opinião qual será a nova forma de se produzir energia? Comente.

Fonte: JovemNerd
Fonte: Portal IG

By.DeFeo
@LigaVingadora

5 comentários:

  1. Para mim a principal fonte energia do planeta será nuclear. As fontes limpas aqui apresentada, iram avançar um pouco mais é claro, porém seu potencial é muito baixado comparada a necessidade que temos. Tiro desta pacote a hidrelétrica que hoje já é uma realidade e tem um grande potencial de abastecimento, mas a necessidade de algo nuclear ou atômico é eminente.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, é preciso lembrar que o petróleo não é apenas fonte de combustíveis, mas de um sem-número de produtos que necessitamos, tais como plásticos, medicamentos e tantos outros.

    Segundo, é bom lembrar que a maioria dos poços conhecidos são sub-explorados, já que passada a fase da vazão pela pressão do gás natural, fica caro bombear o que ficou no fundo do poço.

    Terceiro, sempre que os produtores de petróleo querem aumentar a renda, voltam com a bobagem do fim do combistível fóssil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anonimo, agradeço muito seu comentário, as informações contida são extremamente relevantes ao post. Obrigado

      Excluir
  3. Quando o petróleo acabar, ferrou!!!
    o mundo vê o petróleo apenas como combustível, mas ninguém fala da importância que ele tem para o planeta, exercendo dentre outras coisas, duas funções muito importantes. O Petróleo é a graxa natural entre as placas tectônicas e o o núcleo do planeta, amenizando assim os impactos entre elas. e outra função importante é que o Petróleo forma uma capa protetora para o núcleo, mantendo a temperatura no interior sempre numa média, evitando que tudo superaqueça e derreta, tipo cenas de 2012.
    parem de usar Petróleo, pois se ele acabar, já era!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, obrigado pelo seu comentário! Essas informações eu não sabia, muito interessante!

      Excluir

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...