segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mitos da Corrida!



Ao acompanhar a epopeia do nosso herói Ronaldo no quadro do fantástico Medida Certa, me lembrei da época em que estava saindo da condição de sedentário com sobre peso para corredor de rua fundista, na minha cabeça e no meu cotidiano enquanto buscava melhores métodos para treinar e perder peso milhões de mitos surgirão no meu dia a dia.



Ao pesquisar sobre o assunto percebi que não foi só comigo que isso aconteceu, encontrei uma matéria no portal ativo.com onde eles relacionam os principais mitos que os iniciantes enfrentam ao começar a correr! 

Se você está pensado em correr então veja ai abaixo os principais mitos que você vai enfrentar:

1 – Correr causa flacidez: Isso é mito, pois a flacidez é causada pela perda de substâncias da pele, principalmente pela derme. A corrida é uma atividade praticada ao ar livre e exposta ao sol, por isso, com o passar do tempo, pode causar alguns danos à pele. Mas, para evitar isso, basta se proteger dos raios UV usando protetores adequados que agem no combate aos danos causados pela exposição ao sol.

2 – Correr causa envelhecimento precoce: Não é verdade. Porque, sem exageros, nenhuma atividade física resulta em envelhecimento precoce. Pelo contrário, uma alimentação equilibrada, o uso correto do protetor solar e treinos em horários adequados ajudam a retardar os efeitos do tempo. Sem falar, que ter um hábito saudável traz benefícios que deixam os sinais de envelhecimento cada vez mais distantes.

3 – Para condicionar mais rápido, é preciso correr todo dia: Esqueça. Saiba que o descanso é fundamental no processo de condicionamento físico. Uma rotina de treinos diários pode causar uma sobrecarga na musculatura e resultar em lesões musculares, que irão interromper sua rotina de treinos, retardando a melhora do seu desempenho.

4 – Não comer acelera o emagrecimento: Essa técnica é um procedimento totalmente errado. Pois, ficar sem comer não tem nenhum ponto favorável, pode diminuir seu metabolismo e dificulta a tão desejada perda de peso. Além disso, após passar um tempo sem comer, é comum notar que o indivíduo se alimenta mais do que o necessário, causando uma compulsão alimentar. Para ter uma boa dieta é preciso comer fracionadamente e na quantidade certa.

5 – Correr agasalhado ajuda a perder peso: Não. Essa é uma das práticas mais erradas e perigosas que algumas pessoas cometem na corrida. Muitos já ouviram histórias de quem correu agasalhado e diz que perdeu peso. Pois bem, realmente se você correr agasalhado e pesar-se em seguida, verá uma diferença de peso, mas trata-se de um princípio de desidratação, ou seja, você “perde” líquido, fazendo com que sua massa corporal diminua e isso não é saudável.

6 – As cãibras ocorrem sempre por falta de potássio: Não é só por falta de potássio que ocorrem as cãibras e sim, também, por outras substâncias que estão envolvidas no processo, bem como o nível de condicionamento do atleta e influências patológicas. Assim, a falta do potássio até pode, em alguns casos, ser a causa, mas essa relação nem sempre é verdadeira.

7 – A corrida prejudica seu sistema esquelético: A corrida não traz prejuízos ao sistema esquelético se o atleta estiver dentro do seu peso e com tênis adequado. Mesmo porque, hoje já se sabe que o impacto produzido pela atividade ajuda na deposição de cálcio nos ossos, fortalecendo-os. Portanto, fique atento ao seu tipo de pisada, para saber qual calçado é o mais adequado.

8 Correr carregando pesos ajuda a condicionar: Nunca, pois cada coisa tem o seu tempo e os pesos desequilibram o corpo, fazendo com que você corra com a postura errada. O certo é fazer um fortalecimento muscular, deixando especificados os dias para corrida e os dias em que o exercício de fortalecimento é necessário. Não tente pular etapas com tornozeleiras ou segurando pesos.

9 – É bom secar o suor durante a corrida: Não é o recomendado, porque poucos sabem, mas a função do suor está relacionada à manutenção do resfriamento da pele, pois é de vital importância que esta pele não esteja aquecida para que haja a perda de calor do corpo para o meio ambiente. Por isso, não se deve secar o suor, pois a sudorese (liberação de suor) é o maior mecanismo de regulação da temperatura corporal.

Para quem quer perder peso, eu recomendo a Corrida de Rua como esporte principal a ser praticado, comigo funcionou muito bem, além de ser um esporte que não exige muito investimento, somente um par de tênis e disposição para treinar!

Gostou das dicas? Comente.

By.DeFeo

3 comentários:

  1. Parabéns! Obrigado! Boas dicas e informações importantes!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, obrigado pelos comentários, em breve vou escrever mais sobre corrida de rua. Continuem acompanhando a gente!

    ResponderExcluir

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...